PORTAL DA TRANSPARÊNCIA INFORMAÇÃO DIRETA PARA A POPULAÇÃO Simão Pereira

Secretaria de Saúde alerta para conscientização sobre o autismo

Abril é o mês dedicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a Secretaria de Saúde de Simão Pereira reitera a importância da iniciativa. 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os autistas apresentam comprometimento da interação social e da fala, bem como alteração comportamental. Em casos mais severos, o TEA pode ser observado já em bebês, devido a alguns traços. Portanto, uma abordagem precoce minimiza sintomas, amplia a independência e melhora a qualidade de vida o quanto antes, tanto da criança quanto dos familiares. Por isso a importância das consultas periódicas dos bebês. Alguns sintomas: 
 
- Bebê de até 12 meses: não acompanha os pais visualmente, não reconhece ou não apresenta reação corporal aos sons de fala ou do ambiente, esboça poucos sorrisos, tem pouco ou nenhum balbucio, não imita gestos, não estende os braços para colo, tem resistência à introdução de novos alimentos;
 
- Maior de 1 ano: apresenta poucas expressões faciais, fixa o olhar em objetos que rodam, realiza movimentos repetitivos sem intenção aparente, evita contato visual com adulto, não lida com os brinquedos da maneira convencional, não responde ao ser chamado pelo nome. 
 
E lembre-se: como não é considerada uma doença, o TEA não tem cura. Por isso, também nunca chame um autista de doente. Cada um tem sua individualidade, assim como todos. Não faça generalizações!

   

   

   

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA

Últimas Notícias Prefeitura Municipal de Simão Pereira