Secretaria de Saúde de Simão Pereira divulga o balanço de casos de sífilis em 2023

A Secretaria de Saúde de Simão Pereira divulga o balanço de casos de sífilis no município em 2022, numa iniciativa que garante a transparência de informações e atende determinações da Superintendência Regional de Saúde. Confira os números:

• Casos de sífilis adquirida: 12
  • Casos de sífilis em gestantes: 4
  • Casos de sífilis congênita em menores de um ano: 0

Os dados referem-se ao número de exames sorológicos e de testes rápidos realizados nas unidades de saúde até o dia 31 de outubro de 2023.

Os números anualmente divulgados em outubro fazem parte da iniciativa federal de controle à doença, causada por uma bactéria transmitida durante relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Os sintomas são discretos na maioria das vezes, necessitando da realização do exame, que é gratuito e sigiloso, para diagnóstico e início do tratamento.