Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho: Saúde de Simão Pereira apoia campanhas de prevenção ao câncer de pele e ao HIV (Aids)

O mês é marcado por duas importantes ações de saúde pública: Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV (Aids), e infecções sexualmente transmissíveis, e Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 170 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de pele todo ano. A principal forma de prevenção é o uso do filtro solar e, no caso de quem trabalha diretamente exposto ao sol, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo.

O câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões e, por isso, a importância de fazer o exame clínico com médico especializado.

Dezembro Vermelho

Já o Dezembro Vermelho alerta para a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o vírus HIV. O sexo seguro, com uso de camisinha é a grande forma de prevenção.

A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Todas as pessoas diagnosticadas têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais e, assim, poupar o sistema imunológico, melhorando a qualidade de vida e interrompendo a cadeia de transmissão dessas infecções.